O Meio Ambiente levado a sério!

O Meio Ambiente levado a sério!

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS!

Caros amigos,

Depois de alguns anos sem escrever, torno a publicar meus relatos neste blog. Muitas coisas aconteceram e hoje o blog não se trata mais de uma página contendo apenas relatos de viagens e histórias...

Com o surgimento de uma oportunidade de termos um espaço em uma estação de rádio FM, decidimos dar voz aos nossos pensamentos e idéias. Foi quando nasceu o Programa Natureza em Foco. Um programa onde buscamos semear idéias e práticas ambientalistas de modo a sensibilizar nosso ouvintes leitores (ou seriam leitores ouvintes? nem sei mais! rsrsrs.).

Com um pouco mais de um ano no ar pela Rádio São José FM - 100.5 (e pelo www.saojosefm.com.br), nosso programa recebe convidados mais do que especiais, que contribuem significativamente com o enriquecimento intelectual de nossos ouvintes, pois já abordamos temas variados que vão desde a proteção animal até reflexões sobre nossas ações no dia-a-dia, além de muito mais!

Queremos convidar você caro ouvinte (e agora leitor!) a interagir conosco em mais este ambiente de comunicação.Contamos com vocês para nos ajudarem nesta luta de fazer alguma coisa por esse nosso tão maltratado planeta! Ajudem-nos da divulgação desses pensamentos e idéias!!




sejam todos muito bem-vindos ao nosso blog!



Atenciosamente,



Rayssa Barros e Valdemir Tavares - Programa Natureza em Foco.




domingo, 16 de janeiro de 2011

SEGUNDA VIAGEM A SÃO PAULO – CANANÉIA: MATANDO SAUDADES!

Capítulo I: Conhecendo a Capital São Paulo

No dia 28 de julho deste ano (2010) tive a oportunidade de realizar mais um sonho: retornar a São Paulo e visitar alguns amigos que lá deixei. Viajar para mim é sempre sinônimo de muita aventura e emoção, no qual começo a curtir a viagem desde o momento do vôo.

Foram aproximadamente sete horas de viagem até chegar ao aeroporto de Congonhas. A cidade vista do alto é surpreendente: uma verdadeira selva de pedra, repleta de prédios de todas as formas, tamanhos e alturas. Mais uma vez, ao descer da aeronave, fui surpreendida com o frio da capital, cerca de 10 graus ou menos.


Figura 1. Vista aérea de São Paulo. Foto: Rayssa Barros

Na capital, contei com a ajuda de dois grandes amigos que há muitos anos não tinha notícias deles: Juliana e Diego. Ambos são casados há cinco anos. No entanto, Juliana esteve longe de Diego por dois anos, o qual tentou melhorar de vida num negócio que investiu no estado do Amapá. O negócio foi de mal a pior e ela teve problemas para tentar retornar a São Paulo. Passado o sofrimento, Juliana conseguiu reencontrar Diego e os dois estão juntos, agora casados e com três filhos. O reencontro foi emocionante, pois nunca havia visto minha amiga tão bem vestida e feliz.

“Jú” me levou para encontrar com sua família e logo após seguimos para o trabalho deles. Tive que acompanhar o ritmo do casal que não é nada lento. Por residirem longe do trabalho, necessitam usar dois tipos de transporte para chegar ao local com pontualidade. Até determinado ponto, fomos de carro, depois seguimos de metrô. Ela me disse que é muito comum as pessoas fazerem isso lá, como uma estratégia para economizar tempo e dinheiro.

Através do ritmo de vida do casal, notei que em São Paulo, a vida de seus habitantes gira em torno do relógio: há hora para tudo e os horários devem ser respeitados senão o dia se torna problemático. “Há congestionamentos de veículos e também de pessoas nas estações de metrô. O tempo tem que ser cronometrado justamente para não esbarrarmos nesses congestionamentos”. Comentou ela ao me conduzir na cidade.
Percorrendo a cidade com Juliana em sua rotina de trabalho, pude contemplar a beleza de São Paulo: uma infinidade de pessoas de várias culturas, nacionalidades que fazem da capital uma dos maiores mosaicos culturais do Brasil.

São Paulo é a terceira maior cidade do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes, é a sexta maior aglomeração urbana do mundo. Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado como Campinas e Baixada Santista. Outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro.

A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.

Como estava apenas de passagem na capital, o tempo foi curto para conhecer tanta diversidade. Entretanto, Juliana e Diego me levaram ao máximo de lugares possíveis, mesmo com sua rotina de trabalho tendo que ser cumprida sem falhas. Entre uma saída e outra, visitei a avenida 25 de março, local muito frequentado por sacoleiros atacadistas de todo o Brasil e mesmo do mundo.

Nesta rua enorme, encontra-se de tudo o que se possa imaginar por preços muito bons. Além de mercadorias, encontramos também pessoas expondo trabalhos variados. Entretanto, houve um trabalho que me chamou a atenção: os artistas de rua. Tratam-se de pessoas que passam o dia inteiro em posições de estátua, vestidas com fantasias ou com pinturas pesadas no corpo e no rosto. Eles simplesmente ficam lá, na beira das calçadas, imóveis por horas. As pessoas passam, tiram fotos, observam e se gostarem da arte, depositam pequenos valores numa espécie de cálice. Os artistas de rua vivem principalmente dessas doações.


Figura 2. Artistas de rua na Avenida 25 de Março. Foto: Rayssa Barros

No pouco tempo que estive na capital, também visitei a Avenida Paulista, mundialmente conhecida por estarem concentrados lá grande parte de eventos relacionados a arte e moda de São Paulo. Também consegui dar uma rápida visita ao bairro da Liberdade, local onde encontramos grande parte da população oriental japonesa e chinesa concentrada na capital. Visitei o Vale do Anhangabaú, considerado também um dos pontos mais famosos da cidade, além do bairro da República, que concentra grande parte dos prédios antigos e monumentos históricos da grande São paulo.


Figura 3. São Paulo de vários ângulos: Bairro da República (figura 3a) Anhangabaú (3b e 3c) e Avenida Paulista (3d). Fotos: Rayssa Barros.

Tantos lugares percorridos em tão pouco tempo... Isto realmente é possível? Sim! Graças a moderna rede de metrô que percorre toda a cidade de uma ponta a outra. Além de rápido, o transporte metropolitano é um dos mais seguros e modernos do Brasil, proporcionando aos seus usuários maior eficiência e conforto no deslocamento pela cidade.

Conhecer a grande São Paulo mesmo que de uma maneira corrida marcou profundamente minhas lembranças e sentimentos, me fazendo perceber o quanto ainda tenho a aprender com a vida e as pessoas e suas adversidades. É fascinante para mim ver o vai e vem das pessoas nas ruas, nos metrôs, a correria do dia-a-dia, isso sem falar da criatividade e o jeito despojado com o qual elas levam suas vidas.

Todas essas coisas tem uma importância muito grande para mim na minha forma de ver o mundo, o que aumenta ainda mais o meu desejo de conhecer mais e mais da mente humana e de como trabalhar na sensibilidade das pessoas. Agradeço imensamente aos meus amigos Juliana e Diego que tanto contribuíram para esta experiência maravilhosa e inesquecível!
Atenciosamente,

Rayssa Amaral Barros – Bióloga, Fotógrafa e Guarda-parque.
Bibliografia consultada:
Informações sobre São Paulo: Wikipédia. Acesso em agosto de 2010. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário