O Meio Ambiente levado a sério!

O Meio Ambiente levado a sério!

SAUDAÇÕES AMBIENTAIS!

Caros amigos,

Depois de alguns anos sem escrever, torno a publicar meus relatos neste blog. Muitas coisas aconteceram e hoje o blog não se trata mais de uma página contendo apenas relatos de viagens e histórias...

Com o surgimento de uma oportunidade de termos um espaço em uma estação de rádio FM, decidimos dar voz aos nossos pensamentos e idéias. Foi quando nasceu o Programa Natureza em Foco. Um programa onde buscamos semear idéias e práticas ambientalistas de modo a sensibilizar nosso ouvintes leitores (ou seriam leitores ouvintes? nem sei mais! rsrsrs.).

Com um pouco mais de um ano no ar pela Rádio São José FM - 100.5 (e pelo www.saojosefm.com.br), nosso programa recebe convidados mais do que especiais, que contribuem significativamente com o enriquecimento intelectual de nossos ouvintes, pois já abordamos temas variados que vão desde a proteção animal até reflexões sobre nossas ações no dia-a-dia, além de muito mais!

Queremos convidar você caro ouvinte (e agora leitor!) a interagir conosco em mais este ambiente de comunicação.Contamos com vocês para nos ajudarem nesta luta de fazer alguma coisa por esse nosso tão maltratado planeta! Ajudem-nos da divulgação desses pensamentos e idéias!!




sejam todos muito bem-vindos ao nosso blog!



Atenciosamente,



Rayssa Barros e Valdemir Tavares - Programa Natureza em Foco.




terça-feira, 18 de maio de 2010

VIVENDO E APRENDENDO... O QUE A UNIFAP ME TROUXE?

"Já são 5 anos estudando Biologia na Universidade Federal do Amapá. Muito mais do que isso porém, estudar na UNIFAP me trouxe maturidade e experiências incríveis e únicas, a começar pelo fato de que grande parte das coisas que aprendi foram fora das paredes da sala de aula e até mesmo da universidade. Mas tenho que reconhecer o papel importante desta instituição em minha vida profissional, pois através da impaciência e intolerância de muitos professores, colegas de turma e mesmo de alguns funcionários eu também soube tirar boas lições, como por exemplo, a ser o oposto do que eles me mostraram ser.

No entanto, nem tudo foi só guerra e houveram também os grandes amigos que apareceram com o passar dos anos, sem contar com a ajuda que recebi de alguns professores que foram marcantes. Estudar na UNIFAP me ensinou a ter um comportamento mais ético e maduro e me deu um suporte ainda maior para ousar na escrita, uma de minhas grandes paixões desde os tempos da escola...

Durante todo este tempo em que já deveria ter me formado, posso dizer que não me arrependo de nada do que fiz, como por exemplo, das ausências na sala de aula, nas disciplinas que reprovei, chegando ao ponto de dever 16 matérias... Confesso que pensei por várias vezes em desistir, pois a vida universitária não é só estudar como as pessoas imaginam... Temos que comer, beber e pagar despesas, e isso requer esforço dobrado para não perder o pique nos estudos, sem contar os sonhos e ideais que muitas vezes acabam sendo deixados de lado em virtude das necessidades básicas.
Ser estudante é um grande desafio. Muito mais desafiante porém, é não perdermos a essência do que queremos para nosso futuro, e isso, eu sempre batalhei muito para não perder jamais. É por isso que mais uma vez reforço: não me arrependo de nada...

Foi através das reprovações nas disciplinas que conhecí nestes 5 anos uma variedade de lugares e pessoas que jamais pensei que conheceria... foi através dessas pessoas que aprendi o real sentido da palavra amizade e solidariedade... Isso é algo impagável que jamais aprenderia numa sala de aula. Só na graduação consegui pisar em 6 estados brasileiros sem nenhum centavo no bolso...

No Rio de Janeiro conhecí a parte nobre e a parte "pobre" da cidade, mas em ambas as partes conhecí gente muito hospitaleira e amiga que me ensinaram muito. Em recife me encantei com a beleza do Oceano Atlântico e com a paixão de pessoas que assim como eu fazem o que podem pelos animais. No Mato Grosso, sensibilizei-me ao ver tantos fragmentos de mata, restos mortais do que em outrora havia sido uma enorme floresta, mas um estado detentor de uma fauna lindíssima, a começar por ter sido lá a primeira vez que ví de perto uma capivara e um tatú.

Em São Paulo, me deslumbrei e me perdi na beleza da cidade grande, sendo a primeira vez que andei no metrô, e em Cananéia, cidade interiorana, encontrei a paz e o conforto estampado no carinho dos amigos que lá deixei.

E o que dizer de Belém? minha terra mãe e querida, lugar onde nasci. Mágica e bela e infelizmente violenta! Mas é lá que muitas vezes me refugio quando posso e através da cidade consegui alguem que me deu carona até o Maranhão... Enfim.... tantos foram os lugares e pessoas que já passaram e marcaram a minha vida nestes 24 anos de idade e 5 anos de UNIFAP... Só o que eu tenho a dizer é um MUITO OBRIGADA bem grande ao meu grande Deus que permitiu que tudo isso fosse possível, e tenho a certeza....tô só começando!"

Mosaico de 5 anos de graduação... Amigos que fiz pelas minhas andanças pelo Brasil e que me trouxeram coisas boas como alegria, felicidades, conhecimento e humanidade... Como estudante da UNIFAP já explorei muitos lugares... Mas nada disso eu aprendi dentro de uma sala de aula... Valeu cada "matada de aula"...hehe!

dedicado a todos os amigos que fiz e estão nas fotos deste texto ou não:do RJ: Nanny e Ras; PE: Amigos da WSPA; MT: Marcos Olsen, Turma de Bio-UNEMAT, Júlio Dalponte; SP: Jane e Nelson, Cida e Alemão, Alex, Silva e Renata; PA: Paulo Villas-Bôas, Amigos da ASCEPA, Carlos Silva...........além de todos os meus amigos do Amapá e os meus familiares que me aturam incansavelmente nesta luta para me formar! Obrigada de Coração!!
Rá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário